Cacoal, RO,

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SAAE investe para melhorar distribuição de água tratada

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal – SAAE está fazendo diversos investimentos em busca de melhoria na distribuição, tratamento e captação de água de Cacoal.

O diretor técnico e financeiro do SAAE, José Pereira das Neves Filho, disse nesta terça-feira, dia 02, que todo o tratamento químico é procedido adequadamente, sendo que a capacidade de produção de água é de quase nove milhões de litros diários, para um consumo de dezesseis milhões de litros, em média.

Diante da defasagem de sete milhões de litros diários, haveria, segundo o diretor, apenas duas alternativas: racionar a distribuição ou acelerar o processo de filtragem, opção tida como a mais viável por manter normal o fornecimento, apesar da turbidez, a água é potável e totalmente livre de vírus ou bactérias.

“O processo tem três etapas, captação, tratamento e distribuição, todas carentes de investimento, que estão sendo realizados para atender a demanda que aumentou nos últimos anos”, afirmou Pereira.

Recentemente o SAAE adquiriu uma nova Estação de Tratamento de Água – ETA que está sendo montada e num período de 90 dias entrará em operação, aumentando a capacidade de tratamento em 14 milhões, para um consumo de dezesseis milhões de litros/dia. O diretor disse ainda que essa semana uma equipe técnica da Caixa Econômica Federal estará em Cacoal analisando o projeto de uma segunda ETA, cujos recursos federais já estão empenhados, apenas aguardando o aval da CEF. Uma vez aprovado, imediatamente será aberto o processo licitatório para aquisição da ETA, que entraria em operação no segundo semestre, período de maior consumo devido à estiagem, elevando a capacidade de produção de água tratada para vinte milhões de litros/dia.

Autor: José Carlos Pereira

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More