Cacoal, RO,

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Breve Histórico

O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal é uma autarquia municipal, criada por lei, com personalidade jurídica própria, sede e foro na comarca de Cacoal , RO, e possui autonomia econômica, financeira e administrativa.

Compete ao SAAE, diretamente e com exclusividade, operar, manter, conservar e explorar os serviços públicos de água potável e de esgoto sanitário em todo município de Cacoal. Assim, toda obra que implique interferência nos sistemas de água e esgoto (manutenção de ramais, troca de hidrômetros, deslocamento de cavaletes, por exemplo) somente poderá ser feita pelo SAAE, através de seus funcionários especialmente treinados para esse fim.

Sua administração atualmente é exercida por um Diretor Financeiro, um Diretor Administrativo e uma Consultora Jurídica, assessores técnicos que atuam nas áreas de recursos humanos, divisão de receita, setor de contas e relações pública e atualmente passa por um processo de reestruturação que vai culminar com a elaboração do seu PCCS.

A receita do SAAE provém dos valores arrecadados com consumo de água; utilização da rede de esgoto; ligações e religações de água e esgoto; disponibilidade das redes; análises químicas e outros decorrentes dos serviços prestados à população.

Suas contas são fiscalizadas pelo Tribunal de Contas de Rondônia. Assim, todas as receitas e despesas (com funcionários, compras, prestação de serviços, obras, etc.) são verificadas pessoalmente, em visita de auditores desse órgão, com periodicidade de aproximadamente um ano, havendo também o controle à distância, exercido por meio do Controlador Interno, que envia relatórios mensais ao Tribunal de Contas.

O objetivo do SAAE é manter um constante aperfeiçoamento técnico, para a completa satisfação da população de Cacoal. Suas maiores preocupações, dentre tantas outras, são com relação :

- à aplicação dos melhores e mais modernos métodos visando manter a qualidade da água;

- à realização de obras para manutenção e ampliação do sistema de saneamento básico do município;

- ao atendimento de qualidade ao contribuinte, em espaços confortáveis e bem planejados;

- à capacitação dos funcionários, através de cursos e seminários;

- à implantação de programas e sistemas de informática, visando a otimização dos procedimentos internos;

- à racionalização no uso dos recursos financeiros, procurando sempre respeitar o dinheiro público.

Em síntese, o SAAE é um órgão público comprometido com o saneamento básico de Cacoal, procurando levar saúde e bem-estar à toda população.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More